Vol. 4 Nº 3, septiembre - diciembre 2005, ISSN 1690-0723




Coleções temáticas da Biblioteca Nacional do Brasil

ACERVO MARIO PEDROSA
www.bn.br/script/FbnMPPrincipal.asp
"O Cafarnaum" A Biblioteca Nacional recebe através da Petrobras o Acervo Mário Pedrosa Poucas pessoas tiveram, na vida brasileira do século XX, uma trajetória tão densa, inusitada e ímpar como a de Mário Pedrosa. Densa pela seriedade de cada um de seus atos. Inusitada pelo rigor com que traçou seus passos. E ímpar pela elevada qualidade de tudo que fez. Do final da década de 20 aos últimos anos da década de 70, Mário Pedrosa foi personagem e testemunha de todas as grandes mudanças que a vida brasileira – principalmente a vida cultural – enfrentou. Para ele, havia duas vertentes que estabeleciam a mais elevada das expressões humanas: a arte e a política. A elas dedicou-se com intensidade única, e com um rigor poucas vezes encontrado na nossa história.

BRASIL E ESTADOS UNIDOS : EXPANDINDO FRONTEIRAS, COMPARANDO CULTURAS
international.loc.gov/intldl/brhtml/brhome.html

O projeto Brasil e Estados Unidos: Expandindo Fronteiras, Comparando Culturas explora a história do Brasil, as interações entre o Brasil e Estados Unidos desde o século XVIII até os dias de hoje, além de contrastar e traçar um paralelo entre a cultura e história brasileiras e americanas. O projeto é fruto de uma cooperação entre a Fundação Biblioteca Nacional e a Biblioteca do Congresso.

COMPOSITORES BRASILEIROS
www.bn.br/fbn/musica/acervo.htm

O acervo da Divisão de Música e Arquivo Sonoro possui uma coleção de aproximadamente 220 mil peças. Formada inicialmente pelas coleções "Real Biblioteca" e "Teresa Cristina Maria" - com primeiras edições de Haydn, Mozart, Beethoven e outros compositores dos séculos XVIII e XIX - dedica atualmente especial atenção à coleção de música brasileira, constituída de obras de compositores como Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Villa-Lobos, Padre José Maurício, Francisco Mignone, Lorenzo Fernandez, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Sinhô, Donga, Noel Rosa, Pixinguinha, Tom Jobim, entre outros. O acervo de discos contém 10.000 peças - CDs, discos de 78 RPm e 33 RPm, fitas cassete e de rolo - com gravações nacionais e estrangeiras de compositores eruditos e populares.

DICIONÁRIO CRAVO ALBIN
www.dicionariompb.com.br/

A importância da Música Popular Brasileira no cenário de nossa cultura é inegável. Pode-se constatar que a MPB, além de sua relevância como manifestação estética tradutora de nossas múltiplas identidades culturais, apresenta-se como uma das mais poderosas formas de preservação da memória coletiva e como um espaço social privilegiado para as leituras e interpretações do Brasil. O Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, o único exclusivamente dedicado à música popular do Brasil, iniciado em 1995 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), através do Departamento de Letras, e a Livraria Francisco Alves Editora, e tendo o apoio técnico da IES - Informática e Engenharia de Sistemas.



Fuente: Biblioteca Nacional de Brasil


[    subir    ]

 

ENVIAR CORREOIMPRIMIR
Secretaría Ejecutiva / Telefax: (58 212) 863 0557 / Caracas - Venezuela

Todos los derechos reservados. Caracas, Venezuela, 2005. Producido por: Seventeen Design