Vol. 6 Nº 3 y 4, julio - diciembre 2007, ISSN 1690-0723
 
 
 
Biblioteca Nacional Digital
   

Inaugurada a Biblioteca Nacional Digital

Foi inaugurado na última semana o portal da Biblioteca Nacional Digital (www.bn.br/digital), com cerca de 8 mil obras que, juntas, constituem mais de 1 milhão de imagens. Podem ser acessados documentos como a partitura original de “O Guarani”, de Carlos Gomes, a obra rara Rerum per octennium in Brasília, feita em 1647 por Gaspar Barléus, 1.500 mapas raros dos séculos XVI ao XVIII, 42 álbuns com cerca de 1.200 fotografias pertencentes à “Collecção D. Thereza Christina Maria” e a “Coleção Literatura”, com manuscritos de poesias e contos dos principais autores brasileiros.

Ainda há obras raras como a Bíblia de Mogúncia, primeiro documento impresso no mundo, em 1462, por Johann Gutemberg, a Arte da Gramática da língua mais usada na costa do Brasil, escrita pelo Padre José de Anchieta, Os Lusíadas, de Luís de Camões, Dom Casmurro, de Machado de Assis e também manuscritos de Maurício de Nassau, Sigmund Freud e D. João VI.

A iniciativa é parte da criação da Biblioteca Digital Mundial (projeto World Digital Library ), cujo intuito é tornar disponíveis relíquias de vários países gratuitamente na internet, com textos em árabe, chinês, espanhol, inglês, francês, português e russo.

BBN nº. 74 / Boletim da Biblioteca Nacional - 12/11/07

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL

www.bn.br

 
 
ENVIAR CORREOIMPRIMIR
Secretaría Ejecutiva / Telefax: (58 212) 564 3189 / Caracas - Venezuela 

Todos los derechos reservados. Caracas, Venezuela, 2007. Producido por: Seventeen Design